JM

JOÃO CLAUDINO, POTIGUAR – O MAIOR MECENAS DO PIAUÍ

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

JOÃO CLAUDINO FERNANDES

 


Hoje, dia 24 de abril de 2020, perdemos o Sr. João Claudino Fernandes, aos 89 anos; o nordeste e especialmente o Piauí (onde fez sua morada) chora a morte desse homem notável, e a família Música Para Todos lamenta profundamente e agradece aquele, que foi um dos primeiros patrocinadores do Música Para Todos e continuou conosco durante nossos 21 anos de existência, se tornando o maior patrocinador de nossa instituição.

Dr. João Claudino Fernandes, que gostava de ser chamado simplesmente por seu João, acreditava em nosso trabalho e também acreditava na Cultura Piauiense, basta lembrar que através da Lei do SIEC (Sistema de Incentivo Estadual de Cultura) ele patrocinava mais de 50% dos projetos culturais que sobreviviam por causa da sua capacidade de enxergar a política cultural e social dentro do seu trabalho como empresário.

Lembraremos a história do Dr. João Claudino Fernandes como empresário de visão inovadora que tinha um segredo: “Saber usar as necessidades para expandir os negócios”, mas também lembraremos seu João como o homem que reconhecia a necessidade e carência do povo e que incentivava as artes e o esporte, através de projetos sociais, e com isso mudava a vida de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos lhes dando esperança e um ponto de partida para transformarem suas vidas!

Seu João foi um exemplo pra todos nós, por ter sido um visionário que saiu do sertão e conquistou um império se tornando um dos maiores empresários do Brasil, e por ter mantido sua simplicidade e ternura se tornando o maior mecenas do Piauí.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE JOÃO CLAUDINO FERNANDES

João Claudino Fernandes nasceu na cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte no dia 21 de junho de 1930, filho de João Claudino Sobrinho, Seu Joca, e Francisca Fernandes Galiza, Dona Francisquinha. Casado com Maria Socorro de Macêdo Claudino, in memoriam. O casal teve cinco filhos João Vicente, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine e João Marcello.

Na capital piauiense, ele chegou em 1968, dez anos após a inauguração do primeiro Armazém Paraíba ser instalada em Bacabal, no Maranhão. Com uma visão inovadora e a vocação para os negócios, João Claudino, ao lado do irmão Valdecy Claudino, transformou as suas lojas em uma das maiores redes varejistas do Brasil e a maior do Norte-Nordeste.

Empreendedor nato, João Claudino mudou a forma de fazer comércio no Piauí. Com perfil arrojado, Seu João diversificou suas atividades empresariais, de acordo com as necessidades do mercado, construindo um dos grupos empresariais mais importantes do país, atuando além do comércio, com indústrias e serviços.

O Grupo Claudino se tornou um conglomerado empresarial com indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios e envolve as empresas Armazém Paraíba, Socimol, Guadalajara, Gráfica e Editora Halley, Construtora Sucesso, Frigotil, Colon, Teresina Shopping, Gestão Peles e Couros, Sucesso Publicidade, Houston e Audax.

“As pessoas compravam roupas? Confeccionamos roupas para agradá-las. Faltavam móveis para vender nas lojas? Abrimos uma fábrica de móveis. Os clientes queriam comprar colchões? Montamos uma fábrica de colchão. As mercadorias adquiridas para suprir o Armazém vinham da região do Sudeste para o Nordeste, logo, abrimos uma transportadora. Era preciso divulgar o nosso trabalho e a ideia foi criar uma agência de publicidade. Este é o segredo. Saber usar as necessidades para expandir os negócios”, explicou João Claudino, em entrevista ao G1 em 2013.

Na década de 80, a marca Armazém Paraíba foi expandida pelo país, ganhando destaque nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Em 2013, o empresário declarou que a construção do Teresina Shopping foi um dos seus maiores sonhos realizados. Inaugurado no dia 27 de abril de 1997, o shopping transformou cenário socioeconômico e cultural de toda uma região. É um dos maiores da região Norte e Nordeste.
“É algo que nos enche de orgulho. Sonhei que Teresina cresceria, que iria se desenvolver e foi pensando nisso que começamos a construir com esse empreendimento, visando este crescimento. Ele é prova de que nosso povo evoluiu e também pode usufrui o que é bom. O Teresina Shopping é espaço do povo”, declarou o empresário em 2013.

SOBRE O MÚSICA PARA TODOS – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e atualmente oferece, de forma gratuita, Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 40 mil alunos tanto na capital como no interior do estado, alcançando 2.007.319 presenças em salas de aulas (2005-2018).

– Em 2020, o Música Para Todos completa 21 anos e orgulha-se em receber, através da Lei de Incentivo à Cultura e Lei do SIEC (Sistema de Incentivo Estadual de Cultura – Governo do Estado do Piauí) Patrocínio do Armazém Paraíba, Pintos, Frigotil e SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura

FONTE – SITE FALA PIAUÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UMA COMUNIDADE SEM CULTURA, NÃO TEM NENHUMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO E DE DESENVOLVIMENTO E TENDE, CASO NÃO PROCURAR FAZER PARTE DA CULTURA, A DESAPARECER DO MAPA. A CULTURA É O CONHECIMENTO, A ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS PELO HOMEM NÃO SOMENTE EM FAMÍLIA, COMO TAMBÉM POR FAZER PARTE DE UMA SOCIEDADE COMO MEMBRO DELA QUE É. CADA PAÍS TEM A SUA PRÓPRIA CULTURA, QUE É INFLUENCIADA POR ÁRIOS FATORES. A CULTURA BRASILEIRA É MARCADA PELA BOA DISPOSIÇÃO E ALEGRIA, E ISSO SE REFLETE TAMBÉM NA MÚSICA, NO CASO DO SAMBA, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. NO CASO DA CULTURA PORTUGUESA, O FADO É O PATRIMÔNIO MUSICAL MAIS FAMOSO, QUE REFLETE UMA CARACTERÍSTICA DO POVO PORTUGUÊS: O SAUDOSISMO. ESTE É O LV BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS. ESTAMOS BEM PRÓXIMO DE ALCANÇAR NOSSO OBJETIVO, O DE CRIAR 62 BLOGS.

Arquivo do blog

JOÃO CLAUDINO FERNANDES

  Hoje, dia 24 de abril de 2020, perdemos o Sr. João Claudino Fernandes, aos 89 anos; o nordeste e especialmente o Piauí (onde fez sua morad...